Gentoo Wiki:FAQ

From Gentoo Wiki
Jump to:navigation Jump to:search
This page is a translated version of the page Gentoo Wiki:FAQ and the translation is 79% complete.
Outdated translations are marked like this.

Esta FAQ é uma coleção de perguntas comuns sobre a wiki do Gentoo, a documentação contida nela e a edição da wiki, juntamente com suas respostas correspondentes.

See also
Para perguntas frequentes relacionadas ao Gentoo em geral, em vez da documentação e da wiki, veja o FAQ. Veja também o Portage FAQ para perguntas frequentes sobre o gerenciador de pacotes. Há também uma seção FAQ no manual. Consulte também a página sobre a Gentoo wiki.

Quem pode editar a wiki e como

Qualquer pessoa pode editar a wiki! Qualquer pessoa que veja uma maneira de tornar a wiki melhor pode entrar e fazer uma alteração, basta verificar o guia do contribuidor sobre como começar.

Posso contribuir com um artigo em um idioma diferente do inglês?

Não, a menos que haja uma versão em inglês primeiro. Este wiki incentiva a localização de páginas em diferentes idiomas por meio do uso da extensão MediaWiki Translate. A extensão oferece vários recursos na wiki que permitem a tradução de originais em inglês para versões localizadas.

  • Como as páginas podem ser traduzidas seção por seção em vez de toda a página de uma vez, vários tradutores podem compartilhar o trabalho.
  • Cada página traduzida mostra a porcentagem de conclusão da tradução. Além disso, cada seção não traduzida é exibida no original em inglês na página traduzida ainda não concluída, para que nenhuma informação seja perdida.
  • As seções que precisam ser traduzidas novamente para sincronizá-las com o original em inglês são destacadas nas páginas da ferramenta de tradução.
  • A barra de idiomas exibida na parte superior dos artigos traduzíveis lista apenas as páginas traduzidas existentes.

O projeto Gentoo wiki está ciente de que o uso dessa extensão sobrecarrega um pouco os tradutores (para aprender a nova interface de tradução) e que a criação de páginas originais em outros idiomas além do inglês não é possível (já que o inglês é considerado o idioma original de cada artigo). No entanto, eles acham que o aumento da qualidade e da pontualidade das traduções supera as desvantagens.

Se alguém realmente quiser contribuir com um artigo que não esteja em inglês e que não possa ser traduzido primeiro para o inglês, solicite ajuda em Gentoo Wiki:Feedback

"This action has been automatically identified as harmful" error

When trying to save changes to an article, the following error may appear, and will prevent any changes from being committed :

Error: This action has been automatically identified as harmful, and therefore disallowed. If you believe your action was constructive, please inform an administrator of what you were trying to do. A brief description of the abuse rule which your action matched is: Disable writing internal wiki links as external besides required

This error is the abuse filter triggering when trying to link to an internal wiki page in the style "https://wiki.gentoo.org/wiki/<pagename>" (to be precise, anything containing "//wiki.gentoo.org/", with one exception). This is to avoid anyone using absolute links to reference wiki articles, as this does not allow the wiki to track links properly.

Posso copiar um artigo de outra wiki para esta?

Quando esta wiki foi criada, existiam várias outras wikis relacionadas ao Gentoo, sendo a mais conhecida a gentoo-wiki.com (um convite foi feito aos operadores da gentoo-wiki.com para que se unissem ao projeto Gentoo Wiki, mas após alguma discussão eles recusaram).

Devido a licenças incompatíveis, o "copiar e colar" de artigos dos arquivos do gentoo-wiki.com para cá não é permitido, a menos que todos os autores de um artigo explicitamente re-licenciem suas contribuições para o uso aqui.

Nota
Se um autor contribuiu com um artigo inteiro em outro wiki, "esse mesmo autor" pode recriar seu conteúdo original aqui (de preferência, junto com uma nota rápida na página "Discussão" associada ao artigo, explicando que o artigo foi movido de lá para cá). Isso é suficiente para constituir um "relicenciamento" do conteúdo.

Se alguma outra wiki ou site usa a mesma licença que esta wiki (CC-BY-SA 4.0), pode ser possível copiar ou importar o artigo para esta wiki de uma forma que preserve um registro de seu histórico de edição (necessário para o licenciamento adequado). Por favor, poste uma solicitação em Gentoo Wiki:Feedback para solicitar isso.