Manual:HPPA/Instalação/Finalizando

From Gentoo Wiki
Jump to:navigation Jump to:search
This page is a translated version of the page Handbook:HPPA/Installation/Finalizing and the translation is 100% complete.
HPPA Manual
Installation
Sobre a instalação
Escolhendo a mídia
Configurando a rede
Preparando os discos
Instalando o stage3
Instalando o sistema base
Configurando o kernel
Configurando o sistema
Instalando as ferramentas
Configurando o gerenciador de boot
Finalizando
Trabalhando com o Gentoo
Introdução ao Portage
USE flags
Recursos do Portage
Sistema initscript
Variáveis de ambiente
Trabalhando com o portage
Arquivos e diretórios
Variáveis
Misturando ramos de software
Ferramentas adicionais
Árvore customizada do Portage
Recursos avançados
Configuração de rede
Iniciando
Configuração avançada
Uso de rede modular
Rede sem fio
Adicionando funcionalidade
Gerenciamento dinâmico

Adicionando um usuário para uso do dia-a-dia

Trabalhar como usuário root em um sistema Unix/Linux é perigoso e deve ser evitado o máximo possível. Assim, é muito recomendado adicionar um usuário para uso no dia-a-dia.

Os grupos que o usuário é membro definem quais atividades o usuário pode fazer. A tabela seguinte lista um número de grupos importantes:

Grupo Descrição
audio Ser capaz de acessar dispositivos de audio.
cdrom Ser capaz de acessar diretamente dispositivos óticos.
floppy Ser capaz de acessar drives de disquetes.
games Ser capaz de jogar jogos.
portage Ser capaz de acessar os recursos restritos do Portage.
usb Ser capaz de acessar dispositivos USB.
video Ser capaz de acessar dispositivos de captura de video ou usar aceleração de hardware.
wheel Ser capaz de usar su.

Por exemplo, para criar um usuário chamado larry que é membro dos grupos wheel, users, e audio, faça login como root (apenas o root pode criar usuários) e execute useradd:

Login:root
Password: (Enter the root password)

When setting passwords for standard user accounts, it is good security practice to avoid using the same or a similar password as set for the root user.

Handbook authors recommended to use a password at least 16 characters in length, with a value fully unique from every other user on the system.

root #useradd -m -G users,wheel,audio -s /bin/bash larry
root #passwd larry
Password: (Enter the password for larry)
Re-enter password: (Re-enter the password to verify)

Se um usuário precisar realizar alguma tarefa como root, ele pode usar su - para ter temporariamente privilégios de root. Outra forma é usar o pacote sudo que é, se configurado corretamente, muito seguro.

Limpeza do disco

Removendo os arquivos tar

Com a instalação do sistema Gentoo terminada e o sistema reiniciado, se tudo deu certo, podemos agora remover do disco os arquivos tar stage3 baixados. Lembre-se que eles foram baixados no diretório /.

The files are located in the / directory and can be removed with the following command:

root #rm /stage3-*.tar.*

Aonde ir a partir daqui

Para onde ir a partir daqui? Há muitos caminhos a explorar... O Gentoo provê a seus usuários muitas possibilidades e também muitos recursos documentados (e outros nem tanto) a explorar aqui no wiki e outros subdomínios relacionados ao Gentoo (veja a seção Gentoo online abaixo).

Documentação

It is important to note that, due to the number of choices available in Gentoo, the documentation provided by the handbook is limited in scope - it mainly focuses on the basics of getting a Gentoo system up and running and basic system management activities. The handbook intentionally excludes instructions on graphical environments, details on hardening, and other important administrative tasks. That being stated, there are more sections of the handbook to assist readers with more basic functions.

Leitores devem com certeza dar uma olhada na próxima parte do Manual do Gentoo entitulada Trabalhando com o Gentoo que explica como manter seu sistema atualizado, como instalar pacotes de software adicionais, detalhes sobre as USE flags, o sistema de inicialização OpenRC etc, e vários outros tópicos informativos relacionados ao gerenciamento de um sistema Gentoo após a instalação.

Além do manual, o leitor também é encorajado a explorar outros cantos do Gentoo wiki para encontrar documentação adicional provida pela comunidade. A equipe do wiki do Gentoo oferece também uma Visão geral da documentação que lista uma seleção de artigos do wiki por categoria. Por exemplo, ela faz referência ao Guia de localização para fazer um sistema sentir-se mais em casa (particularmente útil para usuários que falam Inglês como segunda língua).

The majority of users with desktop use cases will setup graphical environments in which to work natively. There are many community maintained 'meta' articles for supported desktop environments (DEs) and window managers (WMs). Readers should be aware that each DE will require slightly different setup steps, which will lengthen add complexity to bootstrapping.

Many other Meta articles exist to provide our readers with high level overviews of available software within Gentoo.

Gentoo online

Importante
Os leitores devem notar que todos os sites online do Gentoo são governados pelo código de conduta do Gentoo. Ser ativo na comunidade Gentoo é um privilégio, não um direito, e os usuários devem estar cientes que o código de conduta existe por uma razão.

Com a exceção da rede IRC (Internet Relay Chat) hospedada pelo Freenode a as listas de discussão, a maioria dos sites web requerem uma conta para cada site de modo a fazer perguntas, abrir uma discussão ou reportar um bug.

Fóruns e IRC

Todos usuários são bem-vindos em nossos Fóruns do Gentoo ou em um dos nossos canais IRC. É fácil pesquisar nos fóruns se problemas encontrados em uma nova instalação do Gentoo foram encontrados anteriormente e resolvidos. É muito grande a probabilidade de outros usuários iniciantes no Gentoo terem os mesmos problemas. É recomendado pesquisar nos fóruns e no wiki antes de pedir ajuda nos canais de suporte do Gentoo.

Listas de discussão

Diversas listas de discussão estão disponíveis aos membros da comunidade que preferem solicitar ajuda ou informações por email em vez de criar uma conta de usuário nos fóruns ou IRC. O usuário deve seguir as instruções de movo a se inscrever em uma lista específica.

Bugs

É possível que depois de algum tempo pesquisando no wiki, fóruns e solicitando suporte por IRC e listas de discussão, não se encontre a solução para algum problema. Normalmente isso é um sinal para abrir um bug no site do Bugzilla.

Guia de desenvolvimento

Usuários que desejarem aprender mais sobre como desenvolver o Gentoo podem ver o Guia de desenvolvimento. Esse guia provê instruções sobre escrever ebuilds, trabalhar com eclasses e fornece definições para diversos conceitos gerais por trás do desenvolvimento do Gentoo.

Considerações finais

O Gentoo é uma distribuição robusta, flexível e excelentemente mantida. A comunidade de desenvolvedores fica feliz em receber sugestões sobre como fazer do Gentoo uma distribuição ainda melhor.

Como lembrete, qualquer sugestão sobre este manual deve seguir as diretrizes detalhadas na seção Como posso ajudar a melhorar o Manual? no início do manual.

Estamos ansiosos para saber como nossos usuários utilizam o Gentoo!