Finalizando
Administração de usuários
Adicionando um usuário para uso do dia-a-dia
Trabalhar como usuário root em um sistema Unix/Linux é perigoso e deve ser evitado o máximo possível. Assim, é muito recomendado adicionar um usuário para uso no dia-a-dia.
Os grupos que o usuário é membro definem quais atividades o usuário pode fazer. A tabela seguinte lista um número de grupos importantes:
Grupo | Descrição |
---|---|
audio | Ser capaz de acessar dispositivos de audio. |
cdrom | Ser capaz de acessar diretamente dispositivos óticos. |
floppy | Ser capaz de acessar drives de disquetes. |
games | Ser capaz de jogar jogos. |
portage | Ser capaz de acessar os recursos restritos do Portage. |
usb | Ser capaz de acessar dispositivos USB. |
video | Ser capaz de acessar dispositivos de captura de video ou usar aceleração de hardware. |
wheel | Ser capaz de usar su. |
Por exemplo, para criar um usuário chamado larry que é membro dos grupos wheel, users, e audio, faça login como root (apenas o root pode criar usuários) e execute useradd:
Login:
root
Password: (Enter the root password)
When setting passwords for standard user accounts, it is good security practice to avoid using the same or a similar password as set for the root user.
Handbook authors recommended to use a password at least 16 characters in length, with a value fully unique from every other user on the system.
root #
useradd -m -G users,wheel,audio -s /bin/bash larry
root #
passwd larry
Password: (Enter the password for larry) Re-enter password: (Re-enter the password to verify)
Temporarily elevating privileges
Se um usuário precisar realizar alguma tarefa como root, ele pode usar su - para ter temporariamente privilégios de root. Outra forma é usar o pacote sudo que é, se configurado corretamente, muito seguro.
Disabling root login
To prevent possible threat actors from logging in as root, deleting the root password and/or disabling root login can help improve security.
To disable root login:
root #
passwd -l root
To delete the root password and disable login:
root #
passwd -dl root
Limpeza do disco
Removendo os arquivos tar
Com a instalação do sistema Gentoo terminada e o sistema reiniciado, se tudo deu certo, podemos agora remover do disco os arquivos tar stage3 baixados. Lembre-se que eles foram baixados no diretório /.
The files are located in the / directory and can be removed with the following command:
root #
rm /stage3-*.tar.*
Aonde ir a partir daqui
Para onde ir a partir daqui? Há muitos caminhos a explorar... O Gentoo provê a seus usuários muitas possibilidades e também muitos recursos documentados (e outros nem tanto) a explorar aqui no wiki e outros subdomínios relacionados ao Gentoo (veja a seção Gentoo online abaixo).
Documentação
It is important to note that, due to the number of choices available in Gentoo, the documentation provided by the handbook is limited in scope - it mainly focuses on the basics of getting a Gentoo system up and running and basic system management activities. The handbook intentionally excludes instructions on graphical environments, details on hardening, and other important administrative tasks. That being stated, there are more sections of the handbook to assist readers with more basic functions.
Leitores devem com certeza dar uma olhada na próxima parte do Manual do Gentoo entitulada Trabalhando com o Gentoo que explica como manter seu sistema atualizado, como instalar pacotes de software adicionais, detalhes sobre as USE flags, o sistema de inicialização OpenRC etc, e vários outros tópicos informativos relacionados ao gerenciamento de um sistema Gentoo após a instalação.
Além do manual, o leitor também é encorajado a explorar outros cantos do Gentoo wiki para encontrar documentação adicional provida pela comunidade. A equipe do wiki do Gentoo oferece também uma Visão geral da documentação que lista uma seleção de artigos do wiki por categoria. Por exemplo, ela faz referência ao Guia de localização para fazer um sistema sentir-se mais em casa (particularmente útil para usuários que falam Inglês como segunda língua).
The majority of users with desktop use cases will setup graphical environments in which to work natively. There are many community maintained 'meta' articles for supported desktop environments (DEs) and window managers (WMs). Readers should be aware that each DE will require slightly different setup steps, which will lengthen add complexity to bootstrapping.
Many other Meta articles exist to provide our readers with high level overviews of available software within Gentoo.
Gentoo online
Os leitores devem notar que todos os sites online do Gentoo são governados pelo código de conduta do Gentoo. Ser ativo na comunidade Gentoo é um privilégio, não um direito, e os usuários devem estar cientes que o código de conduta existe por uma razão.
Com a exceção da rede IRC (Internet Relay Chat) hospedada pelo Freenode a as listas de discussão, a maioria dos sites web requerem uma conta para cada site de modo a fazer perguntas, abrir uma discussão ou reportar um bug.
Fóruns e IRC
Todos usuários são bem-vindos em nossos Fóruns do Gentoo ou em um dos nossos canais IRC. É fácil pesquisar nos fóruns se problemas encontrados em uma nova instalação do Gentoo foram encontrados anteriormente e resolvidos. É muito grande a probabilidade de outros usuários iniciantes no Gentoo terem os mesmos problemas. É recomendado pesquisar nos fóruns e no wiki antes de pedir ajuda nos canais de suporte do Gentoo.
Listas de discussão
Diversas listas de discussão estão disponíveis aos membros da comunidade que preferem solicitar ajuda ou informações por email em vez de criar uma conta de usuário nos fóruns ou IRC. O usuário deve seguir as instruções de movo a se inscrever em uma lista específica.
Bugs
É possível que depois de algum tempo pesquisando no wiki, fóruns e solicitando suporte por IRC e listas de discussão, não se encontre a solução para algum problema. Normalmente isso é um sinal para abrir um bug no site do Bugzilla.
Guia de desenvolvimento
Usuários que desejarem aprender mais sobre como desenvolver o Gentoo podem ver o Guia de desenvolvimento. Esse guia provê instruções sobre escrever ebuilds, trabalhar com eclasses e fornece definições para diversos conceitos gerais por trás do desenvolvimento do Gentoo.
Considerações finais
O Gentoo é uma distribuição robusta, flexível e excelentemente mantida. A comunidade de desenvolvedores fica feliz em receber sugestões sobre como fazer do Gentoo uma distribuição ainda melhor.
Como lembrete, qualquer sugestão sobre este manual deve seguir as diretrizes detalhadas na seção Como posso ajudar a melhorar o Manual? no início do manual.
Estamos ansiosos para saber como nossos usuários utilizam o Gentoo!