User:N37/Help:Translating/br

From Gentoo Wiki
Jump to:navigation Jump to:search


Nós estamos usando os benefícios da Tradução de páginas TranslateWiki para ajudar a traduzir páginas na Gentoo Wiki para outros idiomas. Ela usa um sistema de mensagens que quebra um artigo em pequenos pedaços de texto que são facilmente traduzíveis.

Para editores: Marcando seções traduzíveis

Antes que uma página possa ser traduzida, você precisa marcar as seções traduzíveis. Na maioria dos casos é o artigo inteiro.

Para marcar uma seção como traduzível, coloque ela entre tags XML, como essas: <translate>

CODE Marcando um artigo traduzível
&lt;translate&gt;
Nós estamos usando os benefícios da [http://translatewiki.net/wiki/Translating:Page_translation_feature Tradução de páginas TranslateWiki]  para ajudar a traduzir páginas na Gentoo Wiki para outros idiomas.
Ela usa um sistema de mensagens que quebra um artigo em pequenos pedaços de texto que são facilmente traduzíveis.
&lt;/translate&gt;

Também adicione a barra de seleção de idiomas no topo do seu artigo usando a tag: <languages />

CODE Adicionando a barra de seleção de idiomas
&lt;languages /&gt;
&lt;translate&gt;
Nós estamos usando os benefícios da [http://translatewiki.net/wiki/Translating:Page_translation_feature Tradução de páginas TranslateWiki]  para ajudar a traduzir páginas na Gentoo Wiki para outros idiomas.
Ela usa um sistema de mensagens que quebra um artigo em pequenos pedaços de texto que são facilmente traduzíveis.
&lt;/translate&gt;

Quando você completar seu artigo, você pode requisitar que a tradução seja habilitada.

Para editores: Requisitando a tradução de páginas

Depois de você completar o passo anterior (adicionando os idiomas e as tags de tradução), a página vai ser automaticamente listada na seção Tradução de páginas . Um administrador ou líder tradutor irá checar a qualidade do artigo e aprovar ou negar o pedido. Tenha certeza de ler a página de discussões pois nela será discutida a razão de um determinado pedido ser negado.

Para qualquer um: Se tornando um tradutor

Cheque Gentoo Wiki:Translators para ver se já há um tradutor para seu idioma. Se você for o primeiro tradutor para um determinado idioma, por favor traduza este artigo de ajuda primeiro. Por favor crie uma página em seu espaço de usuário com a tradução desta página. Crie um link para ela quando for requisitar uma conta de tradutor.

Quando você tiver completado a tarefa ou não é o primeiro tradutor para seu idioma, adicione-se a página Gentoo_Wiki:Translator_account_requests.

Para tradutores: Traduzindo

Para começar a traduzir um artigo, clique no link Translate this page(Traduzir essa página) abaixo do título do artigo. Na próxima página, selecione o idioma para tradução no canto superior direito.

Você vai ser apresentado com uma "mesa" de parágrafos traduzíveis. Clique nos links que estão na coluna mais a esquerda para mostrar uma caixa de entrada para sua tradução. Quando você estiver pronto com sua tradução, clique Skip to next translation(Pular para a próxima tradução). Quando você estiver pronto, clique Save translation(Salvar tradução).

Modelos especiais

Esses modelos são traduzidos:

NEW! Modelos não precisam ser mudados, eles automaticamente mostram palavras traduzidas.

Se seu idioma estiver faltando, ou você gostaria de sugerir novos modelos para serem traduzíveis também, contate a3li

Exceções de linguagem de código

Para alguns scripts, não há código ISO 639-1 usável. Essas exceções são usadas no lugar:

Código de substituição Idioma
zh-cn Chinês simplificado (简体中文)

Estatísticas do idioma

Você pode achar uma lista de páginas colocando seu código de idioma em Special:LanguageStats, que vai por padrão mostrá-lo que páginas não foram completamente traduzidas.