User:Muniz95

From Gentoo Wiki
Jump to:navigation Jump to:search


Estamos utilizando os recursos do tradutor de páginas TranslateWiki para ajudar a traduzir páginas da Gentoo Wiki para outros idiomas. Ele utiliza um sistema de mensagens estilo gettext que quebra um artigo em pequenos blocos de texto que são facilmente tradutíveis.

Para Editores: Marcando seções tradutíveis

Antes que uma página possa ser traduzida, você deve marcar as seções tradutíveis. Na maioria dos casos, isto significa o artigo como um todo.

Para marcar uma seção como tradutível, coloque-a dentro das tags XML <translate> , como a seguir:

CODE Marcando um artigo tradutível
&lt;translate&gt;
Estamos utilizando os recursos do [http://translatewiki.net/wiki/Translating:Page_translation_feature tradutor de páginas TranslateWiki] para ajudar a traduzir páginas da Gentoo Wiki para outros idiomas.
Ele utiliza um sistema de mensagens estilo gettext que quebra um artigo em pequenos blocos de texto que são facilmente tradutíveis.
&lt;/translate&gt;

Adicione também a barra de seleção de idioma no topo de seu artigo usando a tag <languages />:

CODE Adicionando a barra de seleção de idioma
&lt;languages /&gt;
&lt;translate&gt;
Estamos utilizando os recursos do [http://translatewiki.net/wiki/Translating:Page_translation_feature tradutor de páginas TranslateWiki] para ajudar a traduzir páginas da Gentoo Wiki para outros idiomas.
Ele utiliza um sistema de mensagens estilo gettext que quebra um artigo em pequenos blocos de texto que são facilmente tradutíveis.
&lt;/translate&gt;

Uma vez que seu artigo esteja completo, você pode solicitar para que a tradução seja ativada.

Para Editores: Solicitando tradução de página

Após você ter completado o passo anterior (adicionando os idiomas e tags de tradução), a página será automaticamente listada na página Page translation. Um administrador ou tradutor líder irá checar a qualidade do artigo e aprovar ou rejeitar a solicitação. Certifique-se de seguir a página de discussão já que a mesma será utilizada para discutir a razão pela qual uma solicitação foi rejeitada.

Para qualquer um: Tornando-se um tradutor

Confira em Gentoo Wiki:Translators se já há um tradutor para seu idioma. Se você for o primeiro tradutor para um certo idioma, por favor traduza esta página de ajuda primeiro. Por favor crie uma página em seu espaço de usuário com uma tradução desta página. Crie um link para ela solicitando uma conta de tradutor.

Quando você tiver completado a tarefa ou não for o primeiro tradutor para seu idioma, adicione a si mesmo a Gentoo_Wiki:Translator_account_requests.

Para Tradutores: Traduzindo

Para começar a traduzir um artigo, clique no link Translate this page abaixo do título da página. Na página seguite, selecione o idioma para o qual está traduzindo no canto superior direito.

Será apresentada a você uma tabela de parágrafos tradutíveis. Clique nos links na coluna mais à esquerda para exibir uma caixa de entrada de texto para sua tradução. Quando você tiver terminado o parágrafo, clique em Skip to next translation. Quando você tiver terminado, clique em Save translation.

Templates especiais

Estes templates são traduzidos:

NOVO! Templates não precisam ser alterados, eles automaticamente exibem textos traduzidos.

Se seu idioma sumiu, ou você quer sugerir novos Templates para serem tradutíveis, contate a3li

Exceções de código de idioma

Para alguns scripts, não há um código ISO 639-1 utilizável. Em vez disso, estas exceções são utilizadas:

Código substituto Idioma
zh-cn Chinês Simplificado (简体中文)

Estatísticas de Idioma

Você pode encontrar uma lista de páginas preenchendo seu código de idioma em Special:LanguageStats, que irá por padrão te mostrar quais páginas ainda não foram completamente traduzidas.