User:Magela/Help:Translating/pt-br

From Gentoo Wiki
< User:Magela(Redirected from User:Magela)
Jump to:navigation Jump to:search


Nós estamos usando os recursos da página de tradução TranslateWiki para ajudar á traduzir as páginas no Gentoo Wiki para outras línguas. Ele usa o sistema de mensagens gettext-style que quebra um artigo em pequenos pedaços de texto que são facilmente traduzíveis.

Para Editores: Marcando seções traduzíveis

Antes que uma página possa ser traduzida, você tem que marcar as seções traduzíveis. Na maioria dos casos, é o artigo inteiro.

Para marcar uma seção como traduzível, coloque nela tags XML <translate>, como esta:

CODE Marcando um artigo traduzível
&lt;translate&gt;
Ns estamos usando os recursos da [http://translatewiki.net/wiki/Translating:Page_translation_feature página de tradução TranslateWiki]  para ajudar á traduzir as páginas no Gentoo Wiki para outras línguas.
Ele usa o sistema de mensagens gettext-style que quebra um artigo em pequenos pedaços de texto que são facilmente traduzíveis.
&lt;/translate&gt;

Também, adicione a barra de seleção de língua no topo do seu artigo usando a tag <languages />:

CODE Adicionando a barra de seleção de língua
&lt;languages /&gt;
&lt;translate&gt;
s estamos usando os recursos da [http://translatewiki.net/wiki/Translating:Page_translation_feature página de tradução TranslateWiki]  para ajudar á traduzir as páginas no Gentoo Wiki para outras línguas.
Ele usa o sistema de mensagens gettext-style que quebra um artigo em pequenos pedaços de texto que são facilmente traduzíveis.
&lt;/translate&gt;

Uma vez que seu artigo esteja terminado, você pode solicitar que a tradução seja habilitada.

Para Editores: Solicitando a tradução da página

Após você completar os passos anteriores (adicionando as tags línguas e tradução), a página irá automaticamente ser listada na página Tradução de página. Um administrador ou líder de tradução irá checar a qualidade e aprovar ou negar a solicitação. Tenha certeza de seguir á página de discussão pois esta irá ser usada para discutir a razão do porquê a solicitação foi negada.

Para Todos: Tornando-se um tradutor

Procure em Gentoo Wiki:Tradutores. Se você é o primeiro tradutor pra uma certa língua, nos temos algumas solicitações adicionais para você:

  • Criar templates localizadas: Algumas templates precisam de localização, especificamente Template:Warning, Template:Note, and Template:Important. Copie o conteúdo de cada uma das templates respectivamente para uma nova página chamada por exemplo Template:Warning/XY onde XY significa o código de língua (ISO 639-1) de duas letras em minúsculas para a sua língua e altere a palávra em Inglês Warning com a equivalente em sua língua. Por exemplo, sua página deve se chamar Template:Warning/de para uma tradução para o Alemão (não Warning/DE!)
  • Traduzir esta página de ajuda: Por favor crie uma página no seu espaço de usuário com uma tradução desta página. Adicione o link para ela quando solicitar a conta de tradutor.

Quando você completar a tarefa ou você não for primeiro tradutor para sua língua, adicione você mesmo para Gentoo Wiki:Solicitações de conta tradutor.

Para Tradutores: Traduzindo

Para começar a traduzir um artigo, clique no link Traduzir esta página abaixo do título da página. Ná próxima página, selecione a língua para á qual você está traduzindo no canto superior direito.

Você irá receber uma tabela dos parágrafos traduzíveis. Clique nos links na colunas mais a direita para mostrasr uma caixa de entrada para sua tradução. Quando você terminar com o paŕágrafo, clique em Pular para a próxima tradução. Quando terminar, clique em Salvar tradução.

Templates especiais

Quando traduzindo, altere as seguintes chamadas á template com as versões localizadas:

Inglês Localizado
{{Note|…}} {{Note/XY|…}}
{{Important|…}} {{Important/XY|…}}
{{Warning|…}} {{Warning/XY|…}}

Altere XY com o códido de duas letras para a sua língua.

Important
NÂO altere quaisquer outros nomes de template. NÂO inicie outras templates traduzidas por sua conta.

Exceções para os códigos de língua

Para alguns scripts, não há nenhum código ISO 639-1 usável. Estas excessões são usadas no lugar:

Código Língua
zh-cn Chinês Simplificado (简体中文)

Estatísticas da língua

Você pode encontrar uma lista de páginas preenchendo seu código de língua em Especial:Estatísticas da língua que irá por padrão mostrar para você quais páginas não foram completamente traduzidas ainda.