Gentoo SPARC Handbook
From Gentoo Wiki
Outdated translations are marked like this.
O Manual do Gentoo é um esforço em centralizar as documentações em um manual coerente. Este manual contém as instruções de instalação para uma instalação baseada na Internet e instruções básicas de como trabalhar com os programas nativos do Gentoo como o sistema de inicialização OpenRC e o gerenciador de pacotes Portage.
Instalando o Gentoo
- Sobre a instalação do Gentoo Linux
- Este capítulo introduz o método de instalação documentado neste manual.
- Escolhendo a mídia de instalação correta
- É possível instalar o Gentoo de muitas maneiras. Este capítulo explica como instalar o Gentoo usando o CD de instalação mínima.
- Configurando a rede
- Para ser capaz de baixar o código fonte mais recente, a rede precisará estar configurada.
- Preparando os discos
- Para ser possível instalar o Gentoo, as partições necessárias devem ser criadas. Este capítulo descreve como particionar um disco para uso futuro.
- Instalando os arquivos de instalação do Gentoo
- As instalações do Gentoo são feitas através de um arquivo stage3. Neste capítulo descrevemos como extrair o arquivo stage3 e como configurar o Portage, o gerenciador de pacotes do Gentoo.
- Instalando o sistema Gentoo
- Depois de instalar e configurar o stage3, o sistema base está configurado de modo que um ambiente mínimo estará disponível.
- Configurando o kernel Linux
- O kernel Linux é o núcleo de qualquer distribuição. Este capítulo explica como configurar o kernel.
- Configurando o sistema
- Alguns arquivos de configuração importantes precisam ser editados. Neste capítulo é dada uma visão geral desses arquivos bem como explicações sobre como configuralos corretamente.
- Instalando as ferramentas do sistema
- Neste capítulo algumas importantes ferramentas são selecionadas e instaladas.
- Configurando o gerenciador de boot
- Neste capítulo o gerenciador de boot correto é instalado e configurado.
- Finalizando a instalação
- A instalação está agora quase completa. Os toques finais são documentados neste capítulo.
Trabalhando com o Gentoo
- Uma Introdução ao Portage
- Este capítulo explica os passos que os leitores devem entender para manter o software em seu sistema.
- USE flags
- As USE flags são um aspecto muito importante do Gentoo. Neste capítulo os leitores aprendem a trabalhar com as USE flags e entendem como as USE flags interagem com seus sistemas.
- Recursos do Portage
- Descubra os recursos que o Portage tem, tais como suporte a compilação distribuida, ccache e mais.
- Sistema de Init script
- O Gentoo usa um formato especial de initscript que, entre outros recursos, permite decisões baseadas em dependências e initscripts virtuais. Este capítulo explica todos esses aspectos e explica como utilizar esses scripts.
- Variáveis de Ambiente
- Variáveis de ambiente podem ser facilmente gerenciadas com o Gentoo. Este capítulo explica como fazer isso e também descreve as variáveis usadas com maior frequencia.
Trabalhando com o Portage
- Arquivos e Diretórios
- Para conhecer o Portage a fundo, primeiro aprenda onde ele armazena seus arquivos e dados.
- Variáveis
- O portage é totalmente configurável através de diversas variáveis que podem ser ajustadas em seu arquivo de configuração ou por variáveis de ambiente.
- Customizando o repositório de pacotes
- O Gentoo provê software separados em diversos ramos, dependendo de sua estabilidade e suporte a arquiteturas. "Customizando o repositório de pacotes" explica como esses ramos podem ser configurados e como sobrescrever essa separação individualmente.
- Ferramentas adicionais
- O Portage vem com algumas ferramentas extras que podem tornar a experiência com o Gentoo ainda melhor. Continue lendo para descobrir como usar o dispatch-conf e outras ferramentas.
- Árvore customizada do Portage
- Este capítulo mostra algumas dicas e truques sobre como utilizar uma árvore customizada do Portage, como sincronizar apenas as categorias necessárias, injetar pacotes e mais.
- Recursos avançados
- Com o passar do tempo, o Portage evolui e torna-se cada vez mais maduro. Recursos adicionais estão sendo continuamente adicionados - muitos desse apenas úteis para usuários mais avançados. Este capítulo entrará em mais detalhes sobre esses recursos específicos.
Configuração de rede do Gentoo
- Iniciando
- Um guia para rapidamente ter a rede funcionando nos casos de ambientes mais comuns.
- Configuração avançada
- Aqui aprendemos como a configuração funciona - isso é um pré-requisito antes de continuar com a configuração modular de rede.
- Rede modular
- Aprenda como escolher entre os diferentes clientes DHCP, configurar agregação, bridges, VLANs, e mais.
- Wireless
- Configurando o Gentoo em redes wireless
- Adicionando funcionalidades
- Usuários aventureiros podem adicionar suas próprias funções às ferramentas de rede.
- Gerenciamento dinâmico
- Para usuários de notebooks ou aqueles que movem seu computador entre diferentes redes.
This page is based on a document formerly found on our main website gentoo.org.
The following people contributed to the original document: Grant Goodyear, Roy Marples, Daniel Robbins, Chris Houser, Jerry Alexandratos, Seemant Kulleen, Tavis Ormandy, Jason Huebel, Guy Martin, Pieter Van den Abeele, Joe Kallar, John P. Davis, Pierre-Henri Jondot, Eric Stockbridge, Rajiv Mangliani, Jungmin Seo, Stoyan Zhekov, Jared Hudson, Colin Morey, Jorge Paolo, Carl Anderson, Jon Portnoy, Zack Gilburd, Jack Morgan, Benny Chuang, Erwin, Joshua Kinard, Tobias Scherbaum, Xavier Neys, Joshua Saddler, Gerald J. Normandin Jr., Donnie Berkholz, Ken Nowack, Lars Weiler
They are listed here because wiki history does not allow for any external attribution. If you edit the wiki article, please do not add yourself here; your contributions are recorded on each article's associated history page.