Handbook:IA64/Blocks/Bootloader/pt-br
Instalando o elilo
Na plataforma IA64, o carregador de boot é chamado elilo. Primeiramente instale o software no sistema:
root #
emerge --ask sys-boot/elilo
Seu arquivo de configuração é o /etc/elilo.conf e um arquivo de exemplo é instalado no diretório de documentação (/usr/share/doc/elilo-<versão>/). Abaixo temos outro exemplo de configuração:
/etc/elilo.conf
Examplo de configuração do eliloboot=/dev/sda1 delay=30 timeout=50 default=Gentoo append="console=ttyS0,9600" prompt image=/vmlinuz label=Gentoo root=/dev/sda3 read-only image=/vmlinuz.old label=Gentoo.old root=/dev/sda3 read-only
A linha "boot" diz ao elilo a localização da partição de boot (neste caso, /dev/sda1). A linha "delay" define o número de décimos de segundos antes de dar boot automaticamente quando em modo não-interativo. A linha "timeout" é como a linha "delay" mas para modo interativo. A linha "default" diz qual é o kernel default (que é definido abaixo). A linha "append" acrescenta opções extras à linha de comendo do kernel. "prompt" define o modo default como interativo.
As seções iniciadas com "image" definem diferentes imagens de boot. Cada imagem tem um identificador, um sistema de arquivos root e diz para montar o sistema de arquivos root em modo de somente leitura.
Se, durante a compilação foi configurado um initramfs para o boot, então é necessário ajustar a configuração para referenciar a esse initramfs e dizer ao initramfs a localização do dispositivo de root:
/etc/elilo.conf
Configuração atualizada para refletir o uso do initramfsimage=/vmlinuz label=Gentoo initrd=/initramfs-genkernel-ia64-3.16.5-gentoo append="initrd=initramfs-genkernel-ia64-3.16.5-gentoo root=/dev/sda3 console=ttyS0,9600" read-only
Concluída a configuração, execute elilo --efiboot. A opção --efiboot
adiciona uma entrada de menu para o Gentoo Linux ao gerenciador de boot EFI:
root #
elilo --efiboot