Manual:Alpha/Blocos/Bootloader

From Gentoo Wiki
Jump to:navigation Jump to:search
This page is a translated version of the page Handbook:Alpha/Blocks/Bootloader and the translation is 85% complete.
Outdated translations are marked like this.


Escolhendo

Agora que o kernel está configurado e compilado e os arquivos de configuração do sistema estão criados corretamente, é hora de instalar um programa que irá disparar o kernel quando o sistema é iniciado. Tal programa é o carregador de boot (bootloader).

Existem vários carregadores de boot para o Linux/Alpha. Escolha um dos carregadores de boot, mas não todos. Documentamos o aBoot e o MILO.

Default: Usando aBoot

Nota
O aboot suporta apenas boot de partições ext2 e ext3.

Primeiramente instale o aboot no sistema

root #emerge --ask sys-boot/aboot

O próximo passo é fazer o disco de boot bootável. Isso iniciará o aboot quando o sistema for iniciado. Fazemos nosso disco de boot bootável escrevendo o carregador de boot aboot no início do disco.

root #swriteboot -f3 /dev/sda /boot/bootlx
root #abootconf /dev/sda 2
Nota
Se usar um esquema de particionamento diferente do usado neste capítulo, os comandos precisam ser ajustados de acordo. Por favor leia as páginas de manual (man pages) apropriadas (man 8 swriteboot e man 8 abootconf). E també, se a partição root usar o sistema de arquivos JFS, certifique-se de ele ser montado primeiro somente para leitura acrescentando "ro" como uma opção para o kernel.

Embora o aboot já esteja instalado, ainda precisamos criar um arquivo de configuração para ele. O aboot necessita de apenas uma linha para cada configuração, então podemos fazer o seguinte:

root #echo '0:2/boot/vmlinux.gz root=/dev/sda3' > /etc/aboot.conf

Se, durante a compilação do kernel foi criado também um initramfs para dar boot, então é necessário alterar a configuração para referenciar esse initramfs e dizer ao initramfs onde o dispositivo real de root está localizado:

root #echo '0:2/boot/vmlinux.gz initrd=/boot/initramfs-genkernel-alpha-6.6.21-gentoo root=/dev/sda3' > /etc/aboot.conf

Além disso, é possível fazer o Gentoo dar boot automaticamente configurando algumas variáveis SRM. Tente setar essas variáveis a partir do Linux, mas pode ser mais fácil usando o console SRM.

root #cd /proc/srm_environment/named_variables
root #echo -n 0 > boot_osflags
root #echo -n '' > boot_file
root #echo -n 'BOOT' > auto_action
root #echo -n 'dkc100' > bootdef_dev

Substitua dkc100 por qual seja seu dispositivo de boot.

Para entrar no console SRM novamente (para recuperar a instalação do Gentoo, mudar algumas variáveis ou qualquer coisa assim), apenas tecle Ctrl+C para abortar o processo automático de boot.

Se instalando usando um console serial, não se esqueça de incluir a flag de boot por console serial no aboot.conf. Veja o arquivo /etc/aboot.conf.example para maiores informações.

O aboot está agora configurado e pronto para uso. Continue agora em Reiniciando o sistema.

Alternativa: Usando o MILO

Antes de continuar, decida como usar o MILO. Nesta seção assumiremos que será criado um disquete de boot com o MILO. Se for dar boot de uma partição MS-DOS no disco rígido, altere os comandos como apropriado.

Para instalar o MILO, usamos o emerge.

root #emerge --ask sys-boot/milo

Após o MILO ser instalado, as imagens do MILO devem ser gravadas em /opt/milo/. Os comandos abaixo criam um disquete de boot para uso com o MILO. Lembre-se de usar a imagem para o sistema Alpha correto.

root #fdformat /dev/fd0
root #mformat a:
root #mcopy /opt/milo/milo-2.4-18-gentoo-ruffian a:\milo
root #mcopy /opt/milo/linload.exe a:\linload.exe

Se o sistema Alpha for um Ruffian

root #mcopy /opt/milo/ldmilo.exe a:\ldmilo.exe

Finalmente, conclua com:

root #echo -ne '\125\252' | dd of=/dev/fd0 bs=1 seek=510 count=2

O disquete de boot MILO está agora pronto para dar boot no Gentoo Linux. Pode ser necessário configurar variáveis de ambiente no firmware ARCS para fazer o MILO iniciar; isso é explicado no MILO-HOWTO com exemplos dos sistemas mais comuns e exemplos dos comandos para uso no modo interativo.

Deixar de ler o MILO-HOWTO é uma má ideia.

Continue agora em Reiniciando o sistema.