Manual:Alpha/Blocos/Inicializando

From Gentoo Wiki
Jump to:navigation Jump to:search
This page is a translated version of the page Handbook:Alpha/Blocks/Booting and the translation is 82% complete.
Outdated translations are marked like this.


Inicializando pelo CD de instalação

Quando um sistema Alpha é ligado, a primeira coisa que é iniciada é o firmware. Ele é um pouco similar ao software da BIOS de um sistema PC. Há dois tipos de firmware nos sistemas Alpha: SRM ("Systems Reference Manual" -- Manual de Referência do Sistema) e ARC ("Advanced Risc Console" -- Console Avançado do Sistema).

O SRM é baseado na especificação do Subsistema de Console Alpha, que provê um ambiente operacional para os sistemas operacionais OpenVMS, Tru64 UNIX e Linux. O ARC é baseado na especificação Advanced RISC Computing (ARC), que provê um ambiente de operação para o Windows NT. Um guia detalhado sobre o uso do SRM pode ser encontrado no site do Alpha Linux.

Se o sistema Alpha suporta tanto SRM e ARC (ARC, AlphaBIOS, ARCSBIOS) então siga estas instruções para mudar para SRM. Se o sistema já usa SRM, então está tudo pronto. Se o sistema pode usar apenas ARC (Ruffian, nautilus, xl, etc) então selecione MILO mais tarde quando as instruções falaram sobre gerenciadores de boot.

Agora, para inicializar com o CD de instalação Alpha, coloque o CD-ROM na bandeja e reinicie o sistema. O SRM pode ser usado para iniciar pelo CD de instalação. Se isso não for possível, será necessário usar o MILO.

Para inicializar por um CD-ROM usando SRM, primeiro liste os drives de hardware disponíveis:

>>>show device
dkb0.0.1.4.0        DKB0       TOSHIBA CDROM

A seguir inicie pelo CD provendo o dispositivo de drive de CD-ROM correto. Por exemplo, com dkb0:

>>>boot dkb0 -flags 0

Usando -flags 2 a porta serial /dev/ttyS0 será usada como console default.

Para inicilizar pelo CD-ROM usando MILO, use um comando como a seguir após substituir sdb pelo dispositivo correto do drive de CD-ROM:

MILO>boot sdb:/boot/gentoo initrd=/boot/gentoo.igz root=/dev/ram0 init=/linuxrc looptype=squashfs loop=/image.squashfs cdroot

Para usar a porta serial /dev/ttyS0 como console default, adicione console=ttyS0 à linha de comando.

Depois de inicializar, um prompt de root ("#") será mostrado no console atual. O usuário pode trocar para outros consoles teclando Alt + F2, Alt + F3 e Alt + F4. Volte ao primeiro console teclando Alt + F1.