AMD64/FAQ

From Gentoo Wiki
< AMD64
Jump to:navigation Jump to:search
This page is a translated version of the page AMD64/FAQ and the translation is 41% complete.
Outdated translations are marked like this.


Perguntas frequentes do Gentoo Linux/AMD64

See also
See also the main FAQ, or the Portage FAQ for frequently asked questions about the package manager. There is also a FAQ secion in the handbook. For frequently asked questions relating to the documentation wiki and editing the wiki, see the wiki FAQ. There are also other architecture-specific FAQs, such as: PPC/FAQ, MIPS/FAQ, and Alpha/FAQ.
Article status
This article has some todo items:


Introdução

Este documento contém as perguntas mais frequentes sobre o uso do Gentoo Linux em sistemas amd64. A maioria destas questões vem dos forums, IRC e várias listas de discussão. O Projeto AMD64 fornece suporte para o Gentoo Linux nesta arquitetura. Se você tiver sugestões ou perguntas sobre este FAQ, por favor, deixe um comentário na página de discussão associada.

Instalação

Qual é a diferença entre AMD64 e EM64T?

Ambos referem-se à processadores 64 bits, um da AMD (AMD64) e o outro da Intel (EM64T). Processadores AMD 64 bits incluem Athlon 64, Opteron, Turion, Neo, Phenom, FX, AX/EX/CX, Ryzen e as famílias EPYC. Processadores Intel 64-bits incluem o Core 2, Core i X, Celeron, Xeon e Pentium (todos baseados na arquitetura Core 2 e mais recentes). As últimas versões dos antigos chips do Pentium 4 e Xeon também suportam EM64T.

Os processadores de 64-bits da AMD foram lançados bem antes da Intel. Portanto, por razões históricas, a palavra chave arch para todas as arquiteturas x86-64 compatíveis no Gentoo é amd64. Assim como, "AMD64" é uma referência genérica para chips 64-bits, quer seja AMD ou Intel.

Quais CFLAGS devo usar?

Você deve usar simples CFLAGS para evitar futuros problemas com o seu sistema. Os valores suportados para as CFLAGS são -O2 -march=native -pipe para ambos os sistemas AMD e Intel (EM64T).

Qual kernel devo usar?

Você pode usar quase todos os fontes de kernel disponíveis no Portage. Recomendamos usar sys-kernel/gentoo-sources porque este é um kernel especial projetado para o Gentoo Linux. Ele contém muitos patches específicos da AMD64 e portanto é o único kernel oficialmente suportado pelo Gentoo/AMD64.

Certifique-se que você tem a opção IA32_EMULATION ativada no kernel.

root #cd /usr/src/linux
root #make menuconfig
KERNEL Habilitando emulação IA32
Executable file formats / Emulations  --->
  [*] IA32 Emulation
Aviso
Você pode enfrentar falhas de construção em sistemas multilib se você desativar esta opção.

Terei um ganho de desempenho se eu usar um sistema 64-bits ao invés de 32-bits?

Esta é uma pergunta difícil de responder. Em alguns casos, você vai experimentar uma melhoria no desempenho, em outros casos não. Para uso diário, não há quase nenhuma diferença entre 64-bits e 32-bits. 64-bits é geralmente mais rápido quando se trata de cálculo de ponto flutuante, que é normalmente o caso em aplicações multimídia e renderizações 3D. Os artigos do Linux.com 64-bit performance in Gentoo Linux and 64-bit Linux and BSD are maturing steadily podem ser de seu interesse. Há também um bom tópico em nosso fórum "Article: 64-bit performance in Gentoo Linux".

Most systems will now be 64-bit unless there is a specific requirement otherwise.

O que é multilib e como posso usá-lo?

Todo processador AMD64 é capaz de rodar código 32-bits assim como código de 64-bits. No entanto, quando você tem um aplicativo em 32-bits, você é incapaz de misturá-lo com bibliotecas de 64-bits ou vice versa. Você pode, entretanto, de forma nativa (sem emulação), executar aplicativos 32-bits se todas as bibliotecas compartilhadas de que eles necessitem estiverem disponíveis como objetos de 32-bits.

Aviso
Mudar de um perfil sem suporte multilib para um de suporte à multilib, não é suportado atualmente (conversion hints), assim pense duas vezes sobre sua decisão antes de usar um perfil sem suporte multilib.

Como posso criar um chroot de 32-bits?

Por favor leia o 32bit chroot guide.

Posso atualizar meu sistema do x86 para AMD64 fazendo emerge -e @world?

Devido à várias diferenças entre instalações x86 (32-bits) e amd64 (64-bits), é impossível atualizar desta forma. Por favor, realize uma nova instalação usando o AMD64 Handbook.

Note que os arquivos binários criados em um sistema x86 provavelmente não possam ser lidos em um sistema AMD64. Particularmente alguns bancos de dados não podem ser simplesmente copiados. Você precisará exportar o banco de dados em um formato independente de arquitetura, como um arquivo de texto, antes de tentar restaurá-lo em um sistema AMD64. Arquivos de bancos de dados do MySQL, Berkley DB e SQLite são independentes da arquitetura e podem ser movidos livremente se o sistema de bancos de dados for desligado corretamente.

Hardware

Meus drivers binários da NVIDIA/ATI irão funcionar?

Sim, NVIDIA e ATI fornecem drivers que funcionam em AMD64. Você pode instalar o x11-drivers/nvidia-drivers ou x11-drivers/xf86-video-ati. Se você tiver dúvidas sobre estes drivers, você deve ler o nvidia-drivers guide ou o ATI FAQ.

Como faço para usar os recursos Cool'n'Quiet/PowerNow/SpeedStep?

Você precisa compilar seu kernel com suporte para estes recursos. Você só precisa habilitar os recursos a seguir:

KERNEL Opções do kernel para Cool'n'Quiet/PowerNow/SpeedStep
Power management and ACPI options --->
  [*] Device power management core functionality
  [*] ACPI (Advanced Configuration and Power Interface) Support --->
    <*>   Processor
    <*>     Thermal Zone
  CPU Frequency scaling --->
  [*] CPU Frequency scaling
         Default CPUFreq governor (ondemand) --->
  -*-   'performance' governor
  <*>   'userspace' governor for userspace frequency scaling
  -*-   'ondemand' cpufreq policy governor
  <*>   ACPI Processor P-States driver
  CPU Idle  --->
    -*- CPU idle PM support

Então instale o sys-power/cpupower e edite /etc/conf.d/cpupower com seu editor de texto preferido.

FILE /etc/conf.d/cpupowerExemplo de configuração
# Opções quando iniciar cpufreq (dado ao programa `cpupower`)
START_OPTS="--governor ondemand"
  
# Opções quando parar cpufreq (dado ao programa `cpupower`)
STOP_OPTS="--governor performance"

Agora você só tem que executar rc-update add cpupower boot para ter certeza de que ele será iniciado toda vez que o sistema for inicializado.

Nota
Você pode querer ler o Power Management Guide para mais dicas em gerenciamento de energia da CPU.

Aplicativos

Quero instalar o pacote foo, mas o emerge informa: (masked by: ~amd64 keyword)

Isto significa que o pacote ainda está em teste. Por favor leia a página de manual do Portage (man portage) ou o capítulo Mixing Software Branches do AMD64 Handbook para maiores informações.

Quero instalar o pacote foo, mas o emerge informa: (masked by: missing keyword)

Isto significa que o pacote não foi testado ainda. O que não necessariamente quer dizer que o pacote não funciona. Você pode desmascará-lo aceitando outra arquitetura (ou um conjunto de arquiteturas) para o pacote. O seguinte exemplo mostra como você pode informar ao Portage para aceitar a instalação do pacote dado em qualquer arquitetura (keyword).

root #echo "category/packagename **" >> /etc/portage/package.accept_keywords
root #emerge packagename

Se isto funcionar bem para você, por favor, deixe-nos saber e envie um bug no Gentoo's Bugzilla, para que a equipe de AMD64 possa desmascarar o pacote e outros usuários possam se beneficiar do seu teste.

Aviso
Não tente chamar comandos como ACCEPT_KEYWORDS="~x86" emerge packagename. Isto certamente irá quebrar a árvore do Portage e tornar o sistema inútil.

Outros recursos

Se qualquer uma de suas perguntas não foi respondida aqui, você pode tentar outros recursos listados na nossa página inicial do projeto. Você também pode perguntar em #gentoo-amd64 (webchat) no chat.freenode.net, Gentoo/AMD64 Forums, ou na lista de discussão gentoo-amd64@lists.gentoo.org.


This page is based on a document formerly found on our main website gentoo.org.
The following people contributed to the original document: Simon Stelling, Luis Medinas, Gerald J. Normandin Jr., Xavier Neys,
They are listed here because wiki history does not allow for any external attribution. If you edit the wiki article, please do not add yourself here; your contributions are recorded on each article's associated history page.