Translations:Handbook:Parts/Full/Networking/7/pt-br

From Gentoo Wiki
Jump to:navigation Jump to:search


Gerenciamento de rede

Laptops podem estar sempre em locais diferentes. Como resultado, o sistema nem sempre tem um cabo de rede plugado ou um ponto de acesso sem fio disponível. O usuário pode também querer que a rede funcione automaticamente quanto um cabo Ethernet seja plugado ou seja encontrado um ponto de acesso sem fio.

Neste capítulo mostramos como isso pode ser feito.

Nota
Este documento discute apenas o ifplugd, mas existem alternativas, como o netplug. O netplug é uma alternativa mais leve ao ifplugd, mas ele depende dos drivers de rede do kernel funcionarem corretamente, o que não é o caso de muitos.

ifplugd

O ifplugd é um daemon que inicia e para interfaces quando um cabo de rede é inserido ou removido. Ele também pode gerenciar a associação com pontos de acesso sem fio ou quando um novo entra na faixa de alcance.

root #emerge --ask sys-apps/ifplugd

A configuração do ifplugd é bem direta. A configuração é mantida em /etc/conf.d/net. Use man ifplugd para detalhes sobre as variáveis disponíveis. Também, veja /usr/share/doc/netifrc-*/net.example.bz2 para mais exemplos.

FILE /etc/conf.d/netExemplo de configuração do ifplug
# Substitua eth0 pela interface a ser monitorada
ifplugd_eth0="..."
  
# Para monitorar uma interface sem fio
ifplugd_eth0="--api-mode=wlan"

Além de gerenciar múltiplas conexões de rede, usuários podem querer adicionar uma ferramente que facilite trabalhar com múltiplas configurações e servidores de DNS. Isso é muito prático quando o sistema recebe seu endereço IP por DHCP.

root #emerge --ask net-dns/openresolv

Veja man resolvconf para aprender mais sobre seus recursos.