Translations:Handbook:Parts/Full/Networking/2/pt-br

From Gentoo Wiki
Jump to:navigation Jump to:search


Iniciando

Este guia de rede presume que o usuário já configurou corretamente o sistema e determinou o nome da interface de rede. O nome da interface é criado baseado na localização no bus da interface de rede no sistema. Por isso existe o potencial de variação de nomes como: eno0, ens1, wlan0, enp1s0 etc. Cada sistema pode ter nomes ligeiramente diferentes de interface de rede. O conteúdo a seguir presume o nome da interface de rede configurado é eth0, embora qualquer dos nomes anteriormente mencionados pode ser o correto.

Para iniciar a configuração da placa de rede, informe ao Gentoo sobre ela. Isso é feito criando um link simbólico de net.lo para net.eth0 (ou qualquer que seja o nome da interface de rede no sistema) em /etc/init.d.

root #cd /etc/init.d
root #ln -s net.lo net.eth0

O sistema RC do Gentoo agora reconhece essa interface. Ele precisa saber também como configurar a nova interface. Todas as interfaces de rede são configuradas no arquivo /etc/conf.d/net. Abaixo encontra-se um exemplo de configuração de endereços DHCP e estático.

FILE /etc/conf.d/netExamplo de configuração de rede
# Usando DHCP
config_eth0="dhcp"
  
# Usando IP estático com notação CIDR
config_eth0="192.168.0.7/24"
routes_eth0="default via 192.168.0.1"
dns_servers_eth0="192.168.0.1 8.8.8.8"
  
# Usando IP estático com notação de máscara de rede
config_eth0="192.168.0.7 netmask 255.255.255.0"
routes_eth0="default via 192.168.0.1"
dns_servers_eth0="192.168.0.1 8.8.8.8"
Nota
Se nenhuma configuração for feita para uma interface, então é assumido DHCP.
Nota
CIDR significa "Classless InterDomain Routing" (Roteamento Entre Domínios sem uso de Classes). Originalmente, endereços IPv4 eram classificados como de classe A, B ou C. Esse sistema de classificação não previu a maciça popularidade da Internet e o perigo de se acabar o estoque de novos endereços IP únicos. O CIDR é um esquema de endereçamento que permite a alocação mais flexível de endereços. Um endereço IP em CIDR se parece com um endereço IP normal exceto que termina com uma barra seguida de um número; por exemplo, 192.168.0.0/16. O CIDR é descrito na RFC 1519.

Estando a interface configurada, podemos ativá-la ou desativá-la com os seguintes comandos:

root #/etc/init.d/net.eth0 start
root #/etc/init.d/net.eth0 stop
Importante
Quando estiver diagnosticando problemas de rede, cheque o arquivo /var/log/rc.log. A menos que a variável rc_logger estiver como NO em /etc/rc.conf, informações sobre as atividades de boot ficarão armazenadas nesse arquivo de log.

Agora que a interface de rede foi parada e inicializada com sucesso, o próximo passo e fazer com que ela seja inicializada durante o boot. Aqui está como fazer isso:

root #rc-update add net.eth0 default
root #rc
Nota
O comando rc acima diz ao Gentoo para executar todos os scripts no nível de execução (runlevel) atual que ainda não foram executados.