Translations:Handbook:Parts/11/pt-br

From Gentoo Wiki
Jump to:navigation Jump to:search
Arquivos e Diretórios
Para conhecer o Portage a fundo, primeiro aprenda onde ele armazena seus arquivos e dados.
Variáveis
O portage é totalmente configurável através de diversas variáveis que podem ser ajustadas em seu arquivo de configuração ou por variáveis de ambiente.
Customizando o repositório de pacotes
O Gentoo provê software separados em diversos ramos, dependendo de sua estabilidade e suporte a arquiteturas. "Customizando o repositório de pacotes" explica como esses ramos podem ser configurados e como sobrescrever essa separação individualmente.
Ferramentas adicionais
O Portage vem com algumas ferramentas extras que podem tornar a experiência com o Gentoo ainda melhor. Continue lendo para descobrir como usar o dispatch-conf e outras ferramentas.
Árvore customizada do Portage
Este capítulo mostra algumas dicas e truques sobre como utilizar uma árvore customizada do Portage, como sincronizar apenas as categorias necessárias, injetar pacotes e mais.
Recursos avançados
Com o passar do tempo, o Portage evolui e torna-se cada vez mais maduro. Recursos adicionais estão sendo continuamente adicionados - muitos desse apenas úteis para usuários mais avançados. Este capítulo entrará em mais detalhes sobre esses recursos específicos.